Quem Somos



Filosofia

A Filosofia dos Amigos da Vida visa à busca do ser integral para que o homem venha a entender o propósito da vida tendo uma visão mais ampla, no propósito de conscientizar-se, humanizar-se e espiritualizar-se, preparando-se assim para atuar na vida e conquistar seu espaço dentro da sociedade, sem estar se agredindo ou humilhando, ou agredindo e humilhando a outrem, mas valorizando a todos como irmãos, filhos de Deus que carecem e merecem respeito.




Perfil

O perfil do servidor dos Amigos da Vida Eterna representa alguns princípios a serem seguidos pelos voluntários para o aprimoramento das atividades do trabalho e das relações consigo e com o outro. Estas orientações, se praticados como um modo de vida, servirão de base para a construção de um despertar consciente sobre a caminhada evolutiva. 

1 - Seguir a disciplina da casa  
2 - Ter compromisso com os ideais da instituição  
3 - Compartilhar responsabilidades
4 - Ter desejo ardente de servir  
5 - Ser pacientetolerante humilde  
6 - Promover a amizade união entre o grupo  
7 - Trabalhar o perdão e a compreensão consigo e com os outros  
8 -Estar aberto às mudanças  
9 -Promover a harmonia
10 -Servir com AMOR



História


O início dos trabalhos dos Amigos da Vida se deu quando Carlos Magno Farias Lobato diante da descoberta da sua mediunidade percebeu a necessidade de trabalhar em prol do próximo, quando vivenciou momentos de sua verdadeira essência em Deus. 


Percebendo que a vida está além das atividades do cotidiano e intruido pelas mensagens dos irmãos espirituais se empenhou no estudo da doutrina espírita e participou de cursos relacionados à cura do corpo físico e do espírito, bem como de trabalhos em alguns centros espíritas antes de fundar o Centro de Orientação Espiritual Amigos da Vida.

Com o passar do tempo e a necessidade de fazer um trabalho diferenciado e mais pontual, Carlos começou a realizar alguns atendimentos nos fundos de uma loja - propriedade de sua família - em Lauro de Freitas. O espaço físico era pequeno, uma sala de 7m2 que cabia o médium, a auxiliar e o paciente. Inicialmente, o atendimento dependia do próprio médium e da equipe espiritual, com o passar do tempo foram aparecendo mais trabalhadores voluntários inspirados pelo propósito do SERVIR. 

O numero de pacientes aumentavam a cada dia e junto a isso a necessidade de ter um espaço físico maior para atender esta demanda. Assim, os trabalhos da casa foram se ampliando, e,  além do atendimento, iniciaram-se, também, atividades de grupos de estudo e de educação mediúnica.

No fundo desta  pequena sala utilizada para os atendimentos havia um grande depósito de materiais que foi esvaziado para a realização de uma confraternização de Natal para os pacientes e trabalhadores da casa. E, que a partir de então, não foi mais utilizado para estocagem. Neste lugar, de 80m2, foram adaptadas salas maiores para o atendimento com recurso adquirido por meio de doações, campanhas e eventos beneficentes.

Foi com muito empenho que aquele local recuado ganhou piso, paredes, tinta, jardim, macas, ventiladores e equipamentos. Dia-a-dia as coisas iam se modificando, os trabalhos se ampliavam para melhor atender a quantidade de pacientes e trabalhadores que chegavam.

Durante 8 anos o espaço acolheu todo o trabalho do Amigos da Vida Eterna, contemplando as atividades de terapias e orientações, as de cunho social e as de desenvolvimento artístico pela musica e pelo teatro.

Em 2004 recebemos a doação de um terreno no Loteamento Parque Jockey Clube e começamos a planejar a construção da sede definitiva, pois o espaço utilizado era emprestado. 

A partir de então iniciamos um trabalho de conscientização de voluntários, pacientes e parceiros para a captação de recursos e para a construção propriamente dita. E, em 2007 foi instalada a pedra fundamental quando iniciamos as obras da nova sede que além das atividades já desenvolvidas, objetivava construção de uma creche para atender e formar pelos princípios de ética e valores humanos as crianças da localidade.

Aos poucos foram estabelecidos - entre eventos, campanhas e muito trabalho - os alicerces, as paredes, as portas e janelas. E, em dezembro de 2008 foi feita a mudança definitiva de todos os trabalhos ainda com a obra inacabada.

O Projeto da sede do Amigos da Vida Eterna contempla três pavimentos. O primeiro é o Centro de Terapias Holísticas, o segundo são as instalações da creche e do trabalho social, numa estrutura de quatro salas de aula, consultório para tratamento odontológico e berçário. No terceiro andar será construído um auditório para desenvolvimento de palestras, cursos, e apresentação de peças musicais e teatrais.